Follow Us on Twitter

Informe Tecnológico V

Estrada para quê? O futuro dos carros está no ar.

Projeto chinês apresenta veículo que pode transitar nas estradas, mas que também se transforma em mini-avião

Por Época NEGÓCIOS Online

O carro conceito voador chinês: máquina que pode apontar o futuro do transporte nos grandes centros

O carro conceito voador chinês: máquina que pode apontar o futuro do transporte nos grandes centrosEnquanto a indústria automobilística trabalha para viabilizar a primeira geração em larga escala de carros elétricos, os chineses dão um passo à frente e apresentam o primeiro modelo de carro voador. Batizado de YEE, o projeto do carro voador foi criado pensando na vida nas grandes cidades.
Criado por Pan Jiazhi, Zhu Wenxi e Lai Zexin do Departamento de Design Industrial da Escola de Engenharia Mecânica e Automotiva da China, o YEE tem linhas futurísticas e seu formato lembra um pouco as naves espaciais de “Guerra nas Estrelas”. O carro pode tanto trafegar em estradas quanto ascender aos céus, sempre que preciso. O processo de transformação é muito simples: basta acionar o controle que as duas rodas dianteiras se voltam para o lado e se transformam em hélices.

Segundo o designer Lai Zexin, o carro futurista satisfaz os padrões de alta eficiência, adequando-se ao ritmo frenético da vida nas cidades. “O design intimista e o uso de nova energia personificam a coexistência harmoniosa de ‘gente-carro-natureza’”.


Projeto de carro conceito venceu o primeiro prêmio de Melhor Futuro Criativo em Pequim

Os dois modos de locomoção do YEE se devem ao propulsor fixado nas rodas traseiras. Na estrada, o veículo se comporta como um carro de corrida. E quando está no modo aéreo, ele voa na mesma altura que um planador.

Para completar o projeto deste carro conceito, os estudantes criaram também uma estação aérea de energia solar, que serviria para abastecer os veículos e também como base de decolagem.

Os dois modos de locomoção do YEE se devem aos propulsores instalados nas rodas dianeiras, que se transformam em hélices no ar


O design do YEE ganhou o prêmio Gold Award the “Melhor Futuro Criativo” no concurso de Design de Carro Conceito, realizado em Pequim, na China.


O carro voador dos estudantes chineses foi desenhado para integrar homem, o carro e a natureza


NOSSA OPINIÃO: A noticia dessa semana foi escolhido por se tratar de uma evolução rápida diante dos contextos em que estamos vivendo em relação a tecnologia. Essa criação de tamanho significado para a sociedade, nos traz a idéia de uma âmbito maior. A possibilidade de uma pessoa ter um carro que pode voar, a exclui de pensar em tomar um voo para a qualquer outro lugar, pois ela não vai querer pagar uma linha área para se locomover com a consciência de que tem um veículo para isso. Para tanto isso pode acarretar em trasntonos áreos, tanto dentro do seu estado, cidade, como para fora. As pessoas querem rapidez cada dia mais, o que levam todas a querem voar ao mesmo tempo. Se tal tecnologia pretende vir a participar futuramente do cotidiano sociálvel, é necessário que os governos providenciem regras para os tráficos aéreos que com vão existir.

Category: 0 comentário(s)

IV Informe Tecnológico

Travesseiro tecnológico aproxima casais que namoram a distância


Cada uma das pessoas usa um sensor próximo ao coração e o travesseiro do parceiro transmite os sons de respiração e batimento cardíaco.

Por Época NEGÓCIOS Online

Casais conectados até na hora de dormir


Um travesseiro promete diminuir a saudade e conectar casais que namoram a distância. A estudante de design Joanna Montgomery inventou o Pillow Talk (em português, conversa de travesseiro), um travesseiro que promete reduzir o espaço entre os namorados.
Dentro do travesseiro, existe um sistema com uma luz suave e alto falante. Cada pessoa usa um pequeno sensor que fica preso próximo ao coração. Quando um dos amantes vai dormir, a luz do travesseiro do parceiro acende. Ao deitar abraçada com a invenção, a pessoa ainda escuta o barulho da respiração e o batimento cardíaco de seu par.
O kit que fica dentro do travesseiro pode ser removido, facilitando o transporte para casais que viajam muito, por exemplo.
Por enquanto, o travesseiro é só um protótipo e não está à venda. Confira o funcionamento da invenção no link do vídeo abaixo.

http://www.youtube.com/watch?v=wrfJ9EOSFEU

Fonte: http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI137869-16382,00-TRAVESSEIRO+TECNOLOGICO+APROXIMA+CASAIS+QUE+NAMORAM+A+DISTANCIA.html

NOSSA OPINIÃO: A notícia dessa semana foi escolhida, por se tratar de uma tecnologia inovadora no quesito sentimentos. Achamos importante a "preocupação" que a inventora teve com a distância que separa os casais. Pode ser uma tecnologia de grande ajuda para aqueles que se amam distantemente, porém como se trata de uma inovação, o custo ainda pode ser muito alto, dificultando a acessibilidade.
Category: 0 comentário(s)

III Informe tecnológico

Rode seu celular como um peão para recarregá-lo

Patente registrada pela Nokia mira bateria de energia cinética pra breve

Esquecer de recarregar o celular muitas vezes pode causar inconvenientes que podem deixar o usuário com um aparelho descarregado em uma hora crucial. Quando isso acontecer, em breve você poderá simplesmente rodar o celular em sua mão como se fosse um peão e - pronto! - estará recarregado. É o que promete a energia cinética, que atualmente já é usada para recarregar baterias de relógios.
A Nokia registrou recentemente a patente de um celular movido a energia cinética. "Em resposta à translação e/ou rotação do dispositivo, porções de forças induzidas pela massa da bateria se transferem aos elementos piezelétricos. A energia elétrica gerada é captada por um controlador e pode ser aplicada à bateria", explica o texto da patente. "Os componentes mais pesados, como o transmissor, o circuito e a bateria, se posicionam em um suporte firme. O suporte se equilibra em dois conjuntos de trilhos que permitem movê-lo de cima para baixo e da direita para a esquerda. Faixas de cristais piezelétricos se localizam na extremidade de cada trilho e geram uma corrente quando são pressionados contra o suporte. Desta forma, quando o telefone se move, a energia gerada carrega um capacitor que transfere a carga para a bateria."
O celular movido a energia cinética leva vantagem em relação às baterias com regarca pela luz do sol, pois não dependem da luz do dia para serem recarregados.
Além de ser ecologicamente correto, o celular movido por energia cinética ajudaria muito a economia de países pobres com problemas de geração de energia elétrica.
Mas esse ainda é o estágio de registro de patentes, não espere aparelhos no mercado para antes de 2 ou 3 anos.

Fonte: http://tecnologia.br.msn.com/noticias/artigo.aspx?cp-documentid=24152148
(Por Fernando Souza Filho, Atualizado: 3/5/2010 12:29)


NOSSA OPINIÃO: A escolha dessa noticia tecnológica, chamou a atenção do nosso grupo, pois se trata de uma tecnologia que visa ajudar e muito as pessoas que não vivem sem seu celular. Afinal, ficar sem esse aparelho de comunicação tornou-se algo totalmente fora de cogitação no mundo atual.
A Nokia, mostrou sua eficácia ao elaborar um sofisticado mecanismo de recarregamento de bateria do celular com a utilização de energia cinética, onde basta girar o aparelho para gerar carga, não precisando de tomadas ou energia solar para recarregá-lo.
O produto esta em desenvolvimento e pelo que parece não vai sair do papel tão rápido, mas mesmo assim é bom saber que as empresas estão preocupadas em desenvolver tecnologias ecologicamente corretas.






Category: 0 comentário(s)

II Informe Tecnológico

Maior telescópio do mundo pode até detectar vida extraterrestre


Megatelescópio em deserto do Chile está em construção e ficará pronto em 2018



A revolução na percepção do universo causada por Galileu, 400 anos atrás, vai ganhar um novo fôlego daqui a oito anos, inclusive com tecnologia capaz de detectar vida em outros planetas. É o que promete o E-ELT (European Extremely Large Telescope), o maior telescópio do planeta, que está sendo construído no deserto de Atacama, no Chile, e está previsto para começar a funcionar em 2018.
O Conselho do Observatório Europeu Astral, que reúne 14 países que investem na tecnologia de observação espacial, escolheu o deserto chileno por ele estar localizado a 3 mil metros de altitude, vencendo a "concorrência" com La Palma, na Espanha, que também estava na briga para abrigar o megatelescópio.
O E-ELT contará com um espelho primário de 42 metros de diâmetro e custará US$ 1,5 bilhão para ser construído. O E-ELT será instalado no centro do deserto do Atacama, o mais árido do mundo, a 1.200 quilômetros de Santiago, onde está o Very Large Telescope (VLT), até agora o observatório óptico mais poderoso do mundo.

Fonte: http://tecnologia.br.msn.com/noticias/artigo.aspx?cp-documentid=24061271
(Por Fernando Souza Filho, Atualizado: 28/4/2010 10:57)
 

NOSSA OPINIÃO: Essa semana, escolhemos esse tema tecnológico para mostrar mais um marco importante na capacidade do ser humano, o maior telescópio já visto no mundo que vai ser construído na região do Atacama, no Chile.
A expectativa dos astrônomos com relação ao telescópio é grande, pois ele vai permitir uma observação do universo como nunca foi possível antes, o que pode revolucionar seus estudos e sua capacidade de até detectar vida em outro planeta.
Segundo Tim de Zeeuw, diretor-geral da ESO, discursou que "Este é um marco importante do projeto, que nos permitirá finalizar a concepção geral desta ambiciosa infraestrutura, que fará avançar enormemente o conhecimento astronômico".
 Devemos levar em consideração os custos da construção e das operações e das manutenções, pois para a concretização desse sonho os custos vão ser muito elevados mas, no entanto, esses custos serão compensados com avanço do conhecimento astronômico nunca visto antes.

Fonte: http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2010/04/26/maior-telescopio-do-mundo-sera-construido-no-chile-916429927.asp


Category: 0 comentário(s)